terça-feira, 26 de abril de 2011

Informática

1. Introdução da tecnologia na educação

Porque introduzir a tecnologia na alfabetização? Com a implementação no Brasil, como na maioria dos países do mundo, de um novo modelo econômico, ocorreu uma mudança em todos os setores da sociedade – economia, política, relações de trabalho, valores. Para o país poder adequar-se a esse novo modelo e concorrer de igual para igual com os países desenvolvidos no mercado internacional, é fundamental empregar os avanços científicos e tecnológicos no processo de desenvolvimento econômico. Para tanto, é necessário preparar a população para fazer uso da tecnologia de ponta, ao mesmo tempo em que a mesma é disseminada pelo país.

Entretanto, o computador tem chegado à escola, na maioria dos casos, sem o respaldo de uma proposta pedagógica gerada a partir de um estudo sistemático da comunidade escolar envolvida; a maioria dos projetos envolvendo Educação e Informática desenvolvidos pelas escolas são elaborados por grupos externos a elas, o que sujeita os poucos professores que se envolvem nesses projetos ao papel de meros discípulos, receptores de conhecimentos alheios e os tornam alienados das reais necessidades e interesses de sua comunidade.

Muitas vezes, as direções das escolas usam a tecnologia como marketing, como forma de atrair maior número de alunos; e os demais professores, os que deveriam ser os principais responsáveis pelo uso desses recursos em sala de aula, não sabem como lidar com eles nem como usá-los em suas aulas, o que mantém a grande maioria dos professores das escolas à margem do processo; também não lhes são fornecidas condições de tempo e estudo para inserir-se no processo.

O momento que passamos de renovação sócio-técnico-cultura(uma revolução organizacional da informação, da cultura, da ciência) requer muita atenção na forma como deve ser feita esta alfabetização digital, pois deve ser feita com conhecimento, gradualidade e muitas verificações.

Para que possa-se atingir a tão falada "qualidade da educação", é imprescindível que todos os membros da comunidade escolar, em especial os professores, sejam envolvidos no processo e na discussão sobre os objetivos e as possibilidades da introdução do computador e das redes de computadores na escola, revisando e renovando conteúdos e procedimentos, de forma que uma nova lógica, que realmente beneficie a todos, possa instaurar-se na escola.

Um modelo pedagógico ideal seria aquele que deixa de ser voltado ao nocionismo, solicitando a inteligência da criança. Muito se discute de que forma a informatização nas escolas ou a alfabetização digital pode ajudar no emprego deste modelo.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

TECNOLOGIA, USO DAS TICS NO ENSINO APRENDIZAGEM

No início da década de 80, havia anseio de que essa tecnologia poderia produzir a massificação do ensino, descartando a necessidade do professor, ou que pudesse levar a aceleração perigosa de estágios de aprendizagem com conseqüências graves.
No entanto, vemos que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação são fundamentais no processo da aprendizagem, pois a escola não pode ficar alheia ao que acontece no mundo globalizado.
As novas tecnologias não sevem apenas para preparar o educando para o mercado de trabalho, e sim para ensiná-los a viverem uma cidadania plena, conscientes de seus deveres e responsáveis por suas obrigações sociais.   
O surgimento dessas novas tecnologias fez com que surgissem também novas divisões de trabalho e o desaparecimento de outras. Apesar de o avanço tecnológico ter facilitado à produtividade tanto no campo como na cidade, a miséria ao contrário expandiu no mundo.
Pode-se dizer que a tecnologia abre muitas possibilidades, mas  a determinação do que vai tornar realidade, dentre o que é possível, é do âmbito da política.
Precisamos pensar em alfabetização tecnológica para todos, pois enquanto não compreender a tecnologia não se poderá opinar como elas devem ser; precisamos educar os sujeitos para que sejam críticos, criativos e cuidantes.
 Desse modo a tecnologia pode nas escolas ajudar a definir currículos; orientar a pratica pedagógica dos professores, a organização e a distribuição dos recursos computacionais. Outro fato importante que deve ser levado em conta é o uso do computador com ferramenta de aprendizagem, podendo auxiliar e reinventar uma nova maneira de se ensinar e aprender.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Boas Vindas

Sejam bem vindos ao nosso blog onde encontrará sugestões e atividades para trabalhar com Ensino Fundamental nas Séries Iniciais fazendo uso da Tecnologia... professoras: Gilma e Gisele